Páginas

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Cleopatra!!

Quem foi!
Cleópatra foi a última Rainha da Dinastia ptolomaica que dominou o Egito após a Grécia ter invadido aquele país. Filha de Ptolomeu XII com sua irmã, ela subiu ao trono egípcio aos 17 anos de idade, após a morte do pai. Contudo, ela teve que dividir o trono com seu irmão, Ptolomeu XIII (com quem casou), e depois, com Ptolomeu XIV.
Biografia , personalidade e atuação política
Tinha uma grande preocupação com o luxo da corte e com a vaidade. Costumava enfeitar-se com jóias de ouro e pedras preciosas ( diamantes, esmeraldas, safiras e rubis ), que encomendava de artesãos ou ganhava de pessoas próximas e familiares.
A luta pelo poder entre ela e seus irmão gerou uma forte instabilidade política e econômica para o Egito. Diante disso, ela acabou exilada e decidiu pedir o auxílio de Roma ( atual Itália ). Sedutora e extremamente inteligente, ela sabia utilizar-se muito bem do poder que detinha. Num plano audacioso e arriscado, ela enviou a si própria, embrulhada dentro de um tapete, como presente a Júlio César. Após desenrolar-se do tapete, seu argumento foi tão ousado quanto seu plano, ao dizer que havia ficado encantada com as histórias amorosas de César e assim queria conhece-lo. Tornaram-se amantes e ele a ajudou assassinar seu irmão em 51 A.C. Após isto, ela tornou-se a rainha e foi para Roma, onde deu a luz a Cesarion. 
A rainha retornou à terra natal após o assassinato de César, em 44 a.C. Ainda mais ambiciosa, ela tomou conhecimento da posição importante que Marco Antônio se encontrava na Anatólia, que ocupava o cargo de  governador da porção oriental do Império Romano. Estimulada pela ambição que lhe era comum, a rainha seduziu este outro romano iniciando com ele um relacionamento amoroso em 37 A.C. 
Durante o período que estiveram em Alexandria, ela deu dois filhos a Marco Antonio que, em troca, devolveu-lhe os territórios de Cirene e outros, que até aquele momento, estavam sob o domínio do Império Romano. 
A atitude de Marco Antônio, que se deixava dominar cada vez mais pelo pode de sedução da rainha, devolvendo-lhe as terras que haviam sido conquistadas pelo Império Romano, incomodou de tal forma o Senado romano, que, este, declarou guerra a ambos. Após serem derrotados por Otávio na batalha naval de Ácio, ambos cometeram suicídio, tendo Cleópatra se deixado picar por uma serpente, em Alexandria, no ano 30 a.C. Após isto, o Egito voltou às mãos de Roma. 

Nomes arabe para bailarinas!

Nome
Significado
Origem
AbiaGrande 
AmínaMulher calma e harmoniosaIslâmica
AnísaMulher de coração piedoso, de natureza boaIslâmica
AsíyaPalácio, mansão; Rainha de uma dinastia poderosaIslâmica
AbdaEscravaIslâmica
Adina (variação de "Adriana")Nobre, ornamentadaGrega
Adila"Aquela que sabe negociar com justiça"Islâmica
AfsânaNarrativa, estória 
AhávaAmada, querida 
AiniAin + i = minha preciosidade (Ain = olho, ou algo precioso) 
AíshaViva, ativa, enérgica, alegre, próspera / A chefe e mais jovem das esposas do Profeta MaoméÁrabe, Islâmica
ÁlikaMais bonitaAfricana
AmaniDesejos, aspirações 
AminaLeal, sincera, fiel, confiável 
AmíraPrincesa, soberana, líderIslâmica
AzizaEstimada, queridaIslâmica
Badi'aAdmirável, única e sem precedentes 
BadraLua cheia 
DúnyaMundoIslâmica
FadwaAuto-sacrifício (variação) 
FaízaVitoriosa, vencedora 
FalakEstrela 
FarahAlegria 
Fathia Egípcia
Fátima"Menina bebê que foi desmamada", esposa de Ali, filha do Profeta MaoméIslâmica
Fatin, FatinaFascinante, charmosa, encantadora, cativante 
FarídaÚnica 
HalímaMulher de paciência e perseverançaIslâmica
Hana'Felicidade, paz de espíritoIslâmica
HayatVida 
JamílaBonita, elegante, graciosa 
JíniUm gênioAfricana
KamílaCompleta, perfeitaIslâmica
KhadihaPrimeira esposa do Profeta MaoméIslâmica
KarimaGenerosa, nobre 
LatífaGentil, amável, agradável, amiga 
Layla, Leyla, LeyliNoite, Mulher de cabelos negros, Nascida durante a noiteÁrabe, Turca, Africana
LínaTernuraIslâmica
MaýsaA que possui um caminhar vaidoso e cadenciado 
MalakAnjo 
MálikaRainha 
MounaDesejo, anseio 
MuníraLuz que ilumina e se espalha 
NabílaNobre, inteligenteIslâmica, Egípcia
NadiaA primeira 
NadinaCompanheira, amigaIslâmica
NajahSucesso 
Najla"Aquela que tem grandes e belos olhos"Islâmica
NájmaEstrelaÁrabe
NájwaConversa confidencial, troca de segredosÁrabe
Raja'Cheia de esperanças 
SabahManhã 
Sabrin, SabiraPacienteIslâmica
SadiraÁrvore de lótusPersa
SaharAlvorada 
SalmaPaz 
SalwaConsolo 
SamiraSamira "A que conta histórias à noite", Entretenimento em companhia femininaIslâmica
SanaResplandecente, brilhante; Olhar fixa e atentamente 
Selma Turca
ShadiyaCantora 
Soraia, SuraiaEstrela, constelação; PrincesaPersa
WardaRosa 
YasminJasmin 
ZafiraVitoriosa, mulher de sucessoIslâmica
Zaina, ZeinaBela 
ZahiraBrilhante, luminosaIslâmica
Zahra, ZaharaFlorIslâmica
Zahra'Branca 
ZaynaBeleza

Snujs! O som que me fascina!


Haifa Wehbe


Haifa Wehbe, em árabe هيفا وهبي, (Mahrouna11 de Março de 1976) é uma cantoraatriz e modelo libanesa. Mesmo sendo de família muçulmanaxiita, é conhecida por sua sensualidade ao interpretar canções.

[editar]Carreira

Aos 16 anos, Haifa, que já era modelo, tornou-se Miss Líbano. Sua carreira musical, porém só viria a começar no ano de 2002, com o lançamento de seu primeiro disco, o Huwa az-Zaman. Nesse álbum ela começaria a mostrar o que viria daqui para frente em quem acompanhasse seus passos. A canção "Ragab", um dos singles do álbum, tinha um videoclipe assaz escandaloso, em que ela, com roupas mínimas em cima de um barco, seduzia e enfrentava homens,e ainda assim, não seria o seu maior escândalo. Seu segundo disco, Baddi Eesh tinha como carro chefe a música "Ya Hayat Albi", versão da canção "Perittós", da cantora greco-alemã Despina Vandi. Em uma cena do vídeoclipe, os funcionários de uma cozinha cobrem seu corpo com mesas, improvisando um trocador, onde ela tira seu uniforme de empregada e veste uma roupa fatal. Seu maior escândalo musical só viria porém no seu terceiro disco, lançado em 2007, o Baby Haifa. No primeiro single do disco, "Wawa", Haifa vivia uma babá atrapalhada. Além de ter uma conduta extremamente sensual, mesmo perto da criança, Haifa termina o vídeo realizando uma coreografia sensual junto a cinco homens, algo muito comum no ocidente vindo de artistas como Britney SpearsMadonna ou Gwen Stefani, mas até então inédito no mundo árabe.

[editar]Rivalidade

Haifa vive uma rivalidade não-declarada e jamais confirmada com a também libanesa Nancy Ajram. Nessa rivaldade vale destacar:
  • Haifa Wehbe nasceu ao sul do país, enquanto Nancy nasceu na capital, Beirute.
  • Haifa fez propaganda para o refrigerante Pepsi, Nancy, por sua vez, fez para a Coca Cola.
  • Haifa é mais velha que Nancy, mas a última tem uma carreira musical de maior duração que Haifa.
  • Nancy já apareceu em público de véu algumas vezes, Haifa jamais.
  • Assim como Haifa, Nancy também já lançou um disco infantil, chamado Shakhbet Shakhabeet.
Ícone de esboço

Nancy Ajram

Nancy Ajram Nabil (em árabeنانسي نبيل عجرم) ("Nancy Ajram ) (nascido em 16 de maio de 1983) é um multi-platina libaneses cantor e Embaixadora da Boa Vontade para a UNICEF  Em 2007, Ajram tinha vendido mais de 30 milhões de discos mais vendidos ranking terceira artista feminina na história libanesa seguido por Nawal Al Zoghbi, que é classificada como a  1 Cantora no mundo árabe..Ela já lançou sete álbuns de estúdio até o momento e apareceu em vários vídeos musicais e comerciais. Ela participou do árabe festivais mais importantes e ganhou vários prêmios, o mais importante de 2008 World Music Award como Melhor Artista de venda Médio Oriente, o mais jovem vencedor até à data WMA árabe. Nancy Ajram e é a única mulher primeiro patrocinador e porta-voz daCoca-Cola no Oriente Médio eo mundo árabe. Considerado por muitos como um ícone da música árabe da década, Nancy foi descrito no programa de Oprah Winfrey como uma das personalidades mais influentes do Oriente Médio.